Ron Mueck é um escultor australiano hiperrealista que trabalha na Grã-Bretanha. Cresceu vendo seus pais construírem brinquedos; sua mãe fazia bonecos de pano e seu pai marionetes. Adquiriu esse perfeccionismo por causa de seu pai, pois este sempre exigia que o filho fizesse tudo perfeito, muitas vezes, mandando-o refazer.
Suas obras são incrivelmente realistas e se não fosse o tamanho de suas esculturas certamente seriam fáceis de serem confundidas com pessoas. Ou são muito grandes ou muito pequenas, jamais do tamanho humano.
Mueck criou a sua própria companhia na Bahia (Brasil), trabalhando para a indústria de publicidade. Embora altamente detalhados, estes adereços eram geralmente projetados para serem fotografados de um ângulo específico. Quando produz bonecos não se preocupa em ser realista, porém em suas esculturas, busca o máximo de perfeição possível. Assim, elas reproduzem fielmente os detalhes do corpo humano.
Em suas obras, Ron utiliza resina, fibra de vidro, silicone e argila e os cabelos e pelos são colocados um a um. Na obra Dead Dad de 1996, ele utiliza seu próprio cabelo. Em seu ateliê sempre trabalha em silencio e sozinho, mas as esculturas são feitas manualmente, por isso, quando muito grandes ele recebe a ajuda de assistentes. Primeiro são moldadas em argila, depois fundidas em silicone a partir de um molde, por último, têm os cabelos e os olhos implantados, além de receberem roupas e acessórios. Ron pinta a íris dos olhos à mão e depois recobre essa pintura com uma esfera de vidro ou resina transparente.
Sendo as camadas de fora da pele mais translúcidas, as esculturas ganham uma textura parecida com gente de verdade pela penetração de luz nessas camadas.
Postado em: ArtesDiversas
Nenhum comentário:
Postar um comentário